ASSEMBLY LANGUAGE

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

ASSEMBLY LANGUAGE

Mensagem por Dayana em Qui 11 Mar 2010, 01:00

Olá pessoal,

Me pediram pra explicar como se faz o exercício que o professor passou na última aula.
Então vamos lah, posso tentar...

Primeiro o professor deu um exemplo de como se move um dado da memória para o registrador, em seguida pediu para que fizessemos o contrário, mostrar como um dado eh movido do registrador para a memória.

Para entender temos q saber o significado dos termos:

*ENABLE(En) -> Habilita o dado no barramento
*LOAD(Ld) -> Carrega o dado no local desejado
*READ(Rd) -> Lê
*WRITE(Wd) -> Escreve
*ALU -> Realiza operações e comparações
*MAR -> Registrador de endereço de memória (Memory Adress Register)
*MEM -> Memória
*MDR -> Registrador de dados/buffer na mamória (Memory Data Register)
*IR -> Instruction Register (Esse num entendi direito tbm n)





I) MEMÓRIA -> REGISTRADOR

MOV Ri, [ Rj + 1234 ] //MOVER destino, origem

1- Rj.ENABLE ; ALUa.LOAD //O dado é pego no registrador Rj e jogado em uma entrada da ALU
2- IR."1234".ENABLE ; ALUb.LOAD //O endereço 1234 é pego e jogado na outra entrada da ALU
3- ALU.função soma //Ao registro Rj é somado 1234
4- ALUs.ENABLE ; MAR.LOAD //A saída/resultado da soma é caregado e jogado no barramento de endereços
5- MEM.READ //A memória lê o dado
6- MDR.ENABLE ; Ri.LOAD //O dado é carregado e jogado no registrador Ri


II)REGISTRADOR -> MEMÓRIA

MOV [ Rj + 3456 ], Rk //MOVER destino, origem

1- Rj.ENABLE ; ALUa.LOAD //Jogar os dados de Rj para uma entrada da ALU
2- IR."3456".ENABLE ; ALUb.LOAD //Jogar o endereço 3456 para a outra entrada da ALU
3- ALU.função soma //Somar entradas da ALU
4- ALUs.ENABLE ; MAR.LOAD //Carregar saída da ALU para o barramento de endereços
5- Rk.ENABLE ; MDR.LOAD //Jogar Rk no barramento de dados
6-WRITE(MEM) //Escrever na memória os dados contidos no barramento de dados para o endereço informado pelo barramento de endereços.


Pessoal, esse foi o jeito que entendi.
Espero ter ajudado.
Abraços cheers
avatar
Dayana
Membro
Membro

Número de Mensagens : 5
Idade : 27
Data de inscrição : 25/03/2009

Ver perfil do usuário http://dayana.eti.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ASSEMBLY LANGUAGE

Mensagem por Dayana em Qui 11 Mar 2010, 01:08

Desculpa, para ver a imagem maior teh q ser essa aki.

avatar
Dayana
Membro
Membro

Número de Mensagens : 5
Idade : 27
Data de inscrição : 25/03/2009

Ver perfil do usuário http://dayana.eti.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ASSEMBLY LANGUAGE

Mensagem por Evandro Abu Kamel em Qui 11 Mar 2010, 11:47

Olá Dayana, muito obrigado pela explicação, isso vai ajudar muita gente, inclusive eu. Very Happy

_________________
"Faça as coisas o mais simples que você puder,
porém, não as mais simples." Albert Einstein

avatar
Evandro Abu Kamel
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 222
Idade : 28
Data de inscrição : 11/03/2009

Ver perfil do usuário http://forum.clubedosistema.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ASSEMBLY LANGUAGE

Mensagem por dierudito em Qui 11 Mar 2010, 13:17

Por isso que eu gosto dessa garota. Muito bom! \o/
avatar
dierudito
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 20
Idade : 26
Data de inscrição : 11/03/2009

Ver perfil do usuário http://diego.gameview.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ASSEMBLY LANGUAGE

Mensagem por zelucio em Qua 17 Mar 2010, 20:53

Mto bom!!! Essa explicação veio na hr certa

zelucio
Membro
Membro

Número de Mensagens : 2
Idade : 26
Data de inscrição : 16/08/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ASSEMBLY LANGUAGE

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum