Google abandona gradualmente o Windows por razões de segurança

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Google abandona gradualmente o Windows por razões de segurança

Mensagem por Evandro Abu Kamel em Ter 01 Jun 2010, 21:40

"Para a empresa, mudança pode ter até relevância estratégica. Mas, em termos de segurança, resultado pode significar apenas uma troca de alvo.", por PC World/EUA.

Funcionários da Google confirmaram, na terça-feira (1/6), que a gigante das buscas e da publicidade online conduz uma transição oficial que a afastará do sistema operacional Microsoft Windows.

De acordo com a notícia, a mudança visa reduzir a exposição da Google a questões de segurança. Como manchete, o tema é sedutor – especialmente para uma rival que desenvolve seu próprio sistema operacional – mas não parece uma estratégia de segurança muito boa.

Por um lado, faz todo o sentido, para a Google, abandonar o Windows. A Google tem sido uma rival amarga para a Microsoft, e tanto o sistema operacional móvel Android como o futuro sistema Chrome são construídos em Linux. É claro que a Google deveria evitar a geração de receita adicional para a Microsoft e apoiar-se na plataforma que será a fundação do que a Google espera que seus clientes usem.

Outra área em que a Google deveria provar de seu próprio remédio, como diz o ditado, é a dos navegadores. O Chrome tem conquistado mercado desde seu lançamento, mas foi justamente uma falha no Microsoft Internet Explorer que comprometeu os sistemas da empresa no caso de roubo de dados ocorrido no começo deste ano.

IE na Google

Com exceção de alguns desenvolvedores, que poderiam precisar do IE para ver como os serviços aparecem sob o IE, os usuários da Google deveriam tomar a atitude ostensiva de não usar o navegador concorrente. Isso nos traz de volta à alegação de que as vulnerabilidades de segurança estão por trás da decisão de abandonar o Windows. Sugere-se que a Google baniu o uso do Windows em resposta aos ataques da Operação Aurora – que, segundo a Google, foi patrocinada pelo governo da China.

Fonte: http://computerworld.uol.com.br/seguranca/2010/06/01/google-decide-abandonar-windows-por-razoes-de-seguranca/

----------------------------------------------------------------------------------

Funcionários ouvidos pelo 'Financial Times' confirmam que têm sido orientados a migrar para o Mac OS ou o Linux; Chrome OS ainda não é opção.

Os funcionários da Google estão tendo de se adaptar a sistemas operacionais como o Linux e o Mac OS. A migração do Windows para plataformas alternativas é motivada principalmente pelo fator de o Google querer incrementar a segurança.

Segundo o Financial Times, muitos dos 10 mil funcionários do gigante de buscas têm sido solicitados a mudar de sistema operacional; as alternativas são o Linux e o Mac OS.

Mas nenhuma requisição de migração para o sistema operacional Chrome OS foi expedida. Baseado no Linux e com lançamento previsto para a segunda metade desse ano, o sistema da Google irá rodar somente em hardware específico.

Pode-se entender a manobra da Google como precaução depois de contas terem sido invadidas na China, ao final do ano passado. Àquela altura do campeonato, a empresa proibiu sua equipe de instalar o sistema operacional da Microsoft nos desktops.

“Não usamos mais o Windows”, declarou um funcionário da empresa ao Financial Times. “É uma medida de segurança. Quem insistir em usar o Windows, agora, precisará de autorização por parte da direção de TI”, adiciona outro empregado.

Outro funcionário do Google emenda: “o Linux tem código fonte aberto e o Windows, não. Nós não gostamos disso.”

A Google se recusou a dar detalhes. A empresa afirma estar sempre "procurando incrementar a eficiência de seu negócio, mas não comentamos questões operacionais específicas.”

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/seguranca/2010/06/01/google-abandona-gradualmente-o-windows-por-razoes-de-seguranca/

_________________
"Faça as coisas o mais simples que você puder,
porém, não as mais simples." Albert Einstein

avatar
Evandro Abu Kamel
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 222
Idade : 28
Data de inscrição : 11/03/2009

Ver perfil do usuário http://forum.clubedosistema.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum