Gostaria de uma ajuda para desenvolvimento de um gerenciador de processos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Gostaria de uma ajuda para desenvolvimento de um gerenciador de processos

Mensagem por Guilherme em Ter 09 Nov 2010, 21:32

Olá para todos, meu nome é Guilherme, Estou cursando ciências da computação em uma faculdade aqui na minha cidade, e para este bimestre meu professor pediu para desenvolvermos um Gerenciados de processos que faça o seguinte:

1- o programa deve criar n processos (exemplo, uma função para soma/subtração/multiplicação/etc...) ou entao criar um outro programa, e chamar este outro programa para o principal).

2- ao chamar o outro programa para o principal, dar a este uma devida prioridade e definir seu estado(normalmente indefinido ou bloqueado) antes de ser executado.

3- Alocar esses processos na memoria existente na maquina.

4- executa-los conforme suas prioridades.

5- O programador deve decidir quais processos serão excluidos, ou retornar à bloqueados após sua execução.

definindo basicamente, "indefinido" o processo ainda nem foi chamado ao principal, ao chegar, ele tera seu estado alterado para "bloqueado", ou então, os processo ja criados dentro do principal ja iniciam seus estados como "bloqueado" e ao alocar o processo na memoria ele terá seu estado alterado para "pronto para execução".Quando entrar em execução seu estado mudará para "em execução", após ser executado, ele voltará ao estado de "bloqueado", e em seguida, após voltar ao estado de "bloqueado", ele será destruido voltando ao estado "indefinido", ou, será mantido como bloqueado até que ele seja chamado denovo, isso dependerá da escolha do programador.

OBS: os processos devem ser classificados como IO-Bound, ou CPU-Bound.

CPU-Bound o processo seria algo que realizará um calculo, ou algo do tipo.
IO-Bound seriam os processos de entrada e saida, processos que tenham por exemplo o getch, ou sysout.

Um processo que por exemplo calcule uma soma, e depois mostre o resultado é ambos IO e CPU-Bound.

Processos IO-Bound tendem a ter uma prioridade maior, portanto no programa um processo IO-Bound de preferencia deve ter uma prioridade maior que os outros que sejam CPU-Bound.

Entendo que provavelmente este topico é destinado ao estudantes da PUC de minas, mas se puderem me auxiliar com links, ou até mesmo com posts neste tópico que possam me fornecer a ajuda necessária para programar este gerenciador ficarei extremamente grato.

A linguagem do programa é C a proposito

Muito obrigado a qualquer ajuda.

Guilherme
Membro
Membro

Número de Mensagens : 1

Ver perfil do usuário

Re: Gostaria de uma ajuda para desenvolvimento de um gerenciador de processos

Mensagem por Evandro Abu Kamel em Sex 12 Nov 2010, 01:19

Olá Guilherme, não se acanhe, esse fórum não é mais destinado somente a alunos da PUC Minas, lá foi apenas o início, a ideia é expandir os horizontes. Smile

Esse programa parece bem complicado, do meu ponto de vista, e desafiador.
Dei uma pesquisada rápida aqui e achei algumas coisas que podem ser úteis. Segue os links:

Linguagem C - Função nice
Gerência de Memória no Linux
Anatomia do Gerenciamento de Processos Linux

Complementando sua explicação sobre os dois tipos de processos:

CPU-Bound: O processo depende muito de CPU (processamento). Ex.: cálculos complicados e pesados, recursividade, jogos.
IO-Bound: O processo faz muito uso de IO (entrada e saída). Ex.: mover ou copiar arquivos, leitura ou escrita de arquivo, preenchimento de formulários.

Bom, o que está ao meu alcance é isso.
Sugiro que você dê uma pesquisada melhor sobre as bibliotecas do C e chamadas do sistema Linux.

Até mais.

Evandro Abu Kamel
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 222

Ver perfil do usuário http://forum.clubedosistema.com

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: