O Linux Hoje

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O Linux Hoje

Mensagem por Evandro Abu Kamel em Sex 27 Mar 2009, 14:41

Hoje em dia já existem ferramentas suficientes para desenvolver distribuições muito fáceis de usar. Quase toda a configuração do sistema pode ser feita de forma automática e não é mais necessário sequer instalar o sistema, pois ele pode rodar a partir do CD-ROM, como no caso do Kurumin. Existem ainda um grande número de distribuições especializadas, destinadas a públicos específicos: artistas gráficos, multimídia, escolas, servidores e assim por diante.

A instalação de novos programas é mais simples na maioria dos casos, pois os programas são mais acessíveis. Você não precisa gastar um monte de dinheiro, ou ir até o camelô da esquina e depois ficar zanzando pelos sites de cracks (e pegar mais vírus...) para conseguir rodar sua cópia ilegal. Na maioria dos casos basta baixar o programa e instalar.

Gerenciadores como o apt-get são capazes de baixar os pacotes da internet e fazer toda a instalação automaticamente, de forma bem mais simples que no Windows, onde você precisa comprar o CD com o programa, instalar, registrar e muitas vezes ainda perder tempo removendo spywares ou propagandas.

Com exceção de aplicativos muito especializados, como o AutoCAD, Corel e Premier, existem boas alternativas para quase todas as áreas e existe suporte a programas nativos do Windows através do Wine (que devagar vai aumentando sua lista de compatibilidade) ou através do VMware, que aborda o problema de uma forma diferente, permitindo rodar uma cópia completa do Windows dentro de uma janela. Ainda existem deficiências, mas por outro lado também vários pontos em que o Linux já é mais forte.

Existe ainda suporte à quase todo tipo de hardware: mesmo softmodems, scanners e câmeras digitais não são um problema se você pesquisar um pouco antes de comprar.

Apesar de todos os progressos em termos de facilidade de uso, notícias sobre vírus, trojans e pragas em geral para Linux são raras, ao contrário do que vemos no mundo Windows. Você não precisa sacrificar o desempenho da sua máquina mantendo um antivírus ativo e atualizando-o religiosamente apenas para ser no final surpreendido pela última versão do vírus da moda que chegou por e-mail.

É comum ouvir notícias de servidores Linux que estão ligados há vários anos, de forma contínua, sem nunca serem reiniciados ou invadidos. Ao usar um micro com componentes de boa qualidade, é possível ter uma amostra desta estabilidade mesmo num desktop. Uma instalação bem feita pode durar meses ou até anos. Mesmo muitas pessoas leigas, que usam o micro apenas para navegar e ler e-mails estão migrando para o Kurumin ou outras distribuições fáceis de usar, a fim de fugir dos travamentos e vírus.

Como a filosofia Open Source privilegia a troca de informações e a cooperação, é fácil achar informações na web e, se você for educado, ajuda nos fóruns. Como em qualquer sociedade é possível encontrar todo tipo de pessoas, existem alguns grupos elitistas e gente mal-educada, mas em geral eles são as exceções, não a regra. Como usuário ou como desenvolvedor, você tem acesso a uma grande quantidade de informação e a chance de aprender mais.

O foco deste livro é explicar a estrutura do sistema, mostrar os programas e ferramentas de instalação disponíveis e abordar em detalhes a instalação e configuração. O objetivo é fornecer a base necessária para que você consiga trabalhar com várias distribuições.

Neste livro abordo três distribuições: o Kurumin, que apesar de ser um projeto pessoal acabou se tornando uma das mais usadas no Brasil; o Ubuntu, outra distribuição com foco na facilidade de uso que vem crescendo rapidamente; e o Slax, uma distribuição derivada do Slackware, que é uma forma mais fácil e agradável de aprender a trabalhar com ele.

Este é um livro para quem está interessado em entender como o sistema funciona, aproveitar melhor os muitos recursos disponíveis e aprender a resolver problemas. É um livro para iniciantes, mas que oferece uma curva acentuada de aprendizado abordando muitos aspectos avançados e macetes do sistema.

Fonte: http://www.gdhpress.com.br/entendendo/leia/index.php?p=cap1-3

_________________
"Faça as coisas o mais simples que você puder,
porém, não as mais simples." Albert Einstein

avatar
Evandro Abu Kamel
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 222
Idade : 28
Data de inscrição : 11/03/2009

Ver perfil do usuário http://forum.clubedosistema.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum