Jetpack: explorando novas maneiras de ampliar e personalizar a web

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Jetpack: explorando novas maneiras de ampliar e personalizar a web

Mensagem por Evandro Abu Kamel em Seg 10 Ago 2009, 19:03



Recentemente saiu no blog oficial da Mozilla no Brasil o anúncio do Jetpack, um projeto da Mozilla Labs para explorar novas formas de estender e personalizar a web! Há tempos quem mexe com desenvolvimento web sabe (e, recentemente, até o “usuário comum”) que os plugins para Firefox contribuíram e contribuem enormemente para o sucesso do Firefox. A Mozilla, obviamente, também sabe disso e, através do projeto Jetpack, promete estender e melhorar, e muito, o modo como os plugins são feitos e usados.

Atualmente existem mais de 12000 plugins para Firefox, feitos por mais de 8000 programadores. São extensões para o navegador que permitem de um tudo, desde funções para melhorar a usabilidade do Firefox, passando por players de música e ripadores de vídeo, até ferramentas direcionadas a nichos mais específicos, como, por exemplo, os indispensáveis Web Developer e Firebug. Mas, como consta no próprio comunicado oficial da Mozilla sobre o Jetpack, o atual sistema de plugins está apenas o começo!

1. Jetpack e a nova geração de plugins

Jetpack é uma plataforma para desenvolvimento de plugins para Firefox que, paradoxalmente, é uma extensão para Firefox e precisa ser instalada nos moldes “tradicionais”. Depois de instalada, o verdadeiro poder e potencialidade da nova geração de plugins está em suas mãos! Nas palavras da própria equipe Mozilla:

Especificamente, o Jetpack será uma exploração do uso das tecnologias da Web para melhorar o navegador (ex: HTML, CSS e Javascript), permitindo que qualquer um que saiba como fazer um site possa ajudar a tornar a Web um lugar melhor para trabalhar, se comunicar e se divertir.

Com Jetpack é possível desenvolver plugins sabendo somente (X)HTML, CSS e Javascript! É isso, mesmo! Utilizando somente estas tão conhecidas e usadas linguagens de desenvolvedores web, é possível criar, estender, personalizar, complementar e incrementar funções e funcionalidades!

Quer mais? Utilize javascript com o poder de jQuery! É possível escrever javascript utilizando as potencialidades do melhor e mais simples framework javascript da atualidade (e outros, também) para escrever seus plugins com o Jetpack da Mozilla! Quer ainda mais? Instale e use instantaneamente plugins feitos com JetPack sem reiniciar o Firefox!

Algumas das características do Jetpack:

* “Web-based”
o HTML, Javascript e CSS são as únicas ferramentas necessárias;
o Tem o poder de AJAX e capacidades multimídia, incluindo as tags "canvas", 'audio" e "video";
o Acessível através de um URL, tal como o resto da web;
o Pode ser debugado direto no navegador, sem necessidade de reiniciar, usando ferramentas como Firebug.

* Robusto
o Trabalha com APIs para que você não tenha que atualizar e revalidar o seu código para cada nova versão do Firefox;
o Leve, mas com poderosos recursos, permitindo aplicações simples e complexas que aumentam a experiência da web, como os add-ons do Firefox fazem atualmente.

* Seguro
o Oferece acesso apenas aos privilégios necessários, com questões de segurança sempre apresentados em termos sociais, e não termos técnicos;
o Código curto e fácil de rever, que garante que os potenciais problemas de segurança não sejam graves e tempos de revisão curtos.

* Extensível
o Sua arquitetura permite a fácil inclusão de revisões (versionamento) e ferramentas de terceiros (por exemplo, jQuery, Dojo, etc) e bibliotecas API (por exemplo, Twitter, Delicious, Google Maps, etc)

2. Exemplo de funcionamento do Jetpack

Eu poderia realizar alguns exemplos aqui, para demonstrar toda a facilidade de uso do Jetpack. Entretanto, creio que vai ser mais “didático” eu mostrar um dos vídeos oficiais de exemplo.

http://vimeo.com/4752576

3. Como começar com o Jetpack

Para dar os primeiros passos no Jetpack, além do básico, que é saber (X)HTML, CSS e javascript, você deve:

1. Acessar o site oficial e estudar os códigos dos exemplos de uso no site do Jetpack e na página com os primeiros plugins já disponíveis do Jetpack;
2. Passar pelo Tutorial Oficial do Jetpack (com o Jetpack instalado no navegador é possível alterar e testar os exemplos em tempo real);
3. Assinar o feed do desenvolvimento para web, que em breve vai trazer vários scripts para Jetpack! ;-)

4. Fique ligado no Jetpack

Esta é somente a primeira versão do Jetpack e, como podemos esperar da Mozilla, muita coisa boa ainda está por vir! O projeto tem tudo para dar certo e, segundo as expectativas, essa é realmente uma grande iniciativa em prol de uma web mais ampla, personalíssima e fácil de usar!

Acompanhe as novidades sobre o Jetpack:

* Grupo de Discussão do Jetpack (em inglês);
* Código-fonte do Jetpack;
* Canal #jetpack em irc.mozilla.org, no IRC;
* E, quando já estiver usando e abusando do Jetpack, reportar um bug.

Pronto para a revolução?

Fonte e Links: http://www.desenvolvimentoparaweb.com/firefox/jetpack-explorando-novas-maneiras-de-ampliar-e-personalizar-a-web/ Very Happy

_________________
"Faça as coisas o mais simples que você puder,
porém, não as mais simples." Albert Einstein

avatar
Evandro Abu Kamel
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 222
Idade : 28
Data de inscrição : 11/03/2009

Ver perfil do usuário http://forum.clubedosistema.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum